"...DEIXO-VOS A PAZ.." JESUS CRISTO.
PAZ PARA VÁRZEA NOVA -
A TERRA DO SISAL - O OURO VERDE

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ANOTAÇÕES DE SOCIOLOGIA - 3º ANO


Karl Marx -  A respeito das classes sociais : O que move as classes são os interesses de classe que, no caso do capitalismo, são inconciliáveis, no entanto as classes são complementares.  Afirma que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada, constitui o fator determinante da constituição das classes. a história do homem é marcada pela luta de classes.
Alienação -  “Para Marx, esse conceito básico se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. 
 A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entendemos, exceto:  A) A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. b) Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.  c) Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.  Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no  desempenho de suas atividades produtivas.
Dentre as principais formas de estratificação social mais  conhecidas, só não podemos destacar:  a) Econômica, definida pela posse de bens materiais, cuja  distribuição pouco equitativa faz com que haja pessoas  ricas, pobres e em situação intermediária. b) Política, estabelecida pela posição de mando na sociedade, ou seja, grupos que tem poder e grupos que  não tem.  c) Profissional, baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade a profissão de médico é mais valorizada do que a de pedreiro. d) Genealógica, isto é a estratificação se dá pelo nascimento, como no sistema feudal, quem nasce nobre, morre nobre, quem nasce servo da gleba, morre na mesma condição.
 A mudança de posição social de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, num determinado sistema de  estratificação social, é denominada de:  a) Mobilidade social.
 Conforme o pensamento de Marx, a infraestrutura no modo de produção capitalista é tomada como a estrutura: material da sociedade; a sua base econômica, que consiste nas formas pelas quais os homens produzem os bens necessários à vida.
Em todas as sociedades complexas há um sistema de estratificação, com indivíduos ou famílias desfrutando de diferentes graus de prestígio, poder e propriedade.Entretanto, as sociedades modernas se distinguem das sociedades tradicionais no que diz respeito à existência de. Mobilidade social.
 De acordo com Karl Marx, os homens são submetidos a diferentes formas de dominação: política, ideológica e econômica.A verdadeira emancipação humana seria atingida quando: fosse transformado o sistema social de produção e  distribuição de riquezas baseado na propriedade privada.
 Sobre a perspectiva sociológica de Karl Marx, analise as afirmativas abaixo:  I) Na produção teórica de Marx, movimento do real é compreendido como um processo natural e social, em que os homens desenvolvem relações governadas por leis  econômicas independentes da sua vontade, da sua consciência e das suas  intenções.  II) Com o desenvolvimento das forças produtivas, ocorrem mudanças nas relações  sociais e outras leis substituem as anteriores, passando de um estágio de  desenvolvimento para outro, após terem vencido determinada etapa de desenvolvimento histórico.
 Diferentes tipos de sociedade nos leva à reflexão sobre as formas que as desigualdades assumem nas diversas organizações sociais a partir do estudo da estratificação social, a saber castas, estamentos e classes sociais. A) A sociedade de castas caracteriza-se por: hierarquização rígida, baseada em critérios de hereditariedade, profissão, etnia, religião, que definem uma situação de  respeitabilidade e de relações sociais. B) A honra, a hereditariedade, a linhagem eram os elementos organizadores dos estamentos, ou seja, a hierarquização se estabelecia baseada num conjunto de  valores culturais, estabelecidos pela tradição.   
Para PitirimSorokin, há três formas concretas de estratificação que se encontram interdependentes, quais sejam:  econômica, política e profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário