"...DEIXO-VOS A PAZ.." JESUS CRISTO.
PAZ PARA VÁRZEA NOVA -
A TERRA DO SISAL - O OURO VERDE

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ANOTAÇÕES DA SOCIOLOGIA


SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA – dentro de um contexto histórico específico: desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, onde alguns pensadores se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
O século XVIII constitui um marco importante com transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleravam na Europa. A dupla revolução ocorrida neste século: a industrial e a francesa leva a instalação definitiva da sociedade capitalista.
A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos. Ela representou o triunfo do capitalismo, concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas em suas mãos, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
Cada avanço capitalista introduzia novas formas de organizar a vida social.

MUDANÇAS – A) – Politicas- Econômicas: a) artesão independente foi submetido a uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho; b) maciça emigração do campo para a cidade que engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência; c) as cidades passavam por um vertiginoso crescimento demográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a população que se deslocava do campo;
Tudo isto teve um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas habituais de vida. A industrialização e urbanização foram tão visíveis quanto trágicas: aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera. 
d) aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Ele passou a lutar por melhorias do sistema capitalista. As manifestações de revolta dos trabalhadores foram: destruição das máquinas, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos, produziujornais, sua própria literatura, procedendo a uma crítica da sociedade capitalista e inclinando-se para o socialismo como alternativa de mudança.

B) PENSAMENTO. A sociologia constituí em certa medida uma resposta intelectual ás novas situações colocadas pela revolução industrial. O pensamento paulatinamente vai renunciando a uma visão sobrenatural para explicar os fatos e substituindo-a por uma indagação racional. A aplicação da observação e da experimentação, ou seja, do método científico para a explicação da natureza, conhecia uma fase grandes avanços.
Bacon (1561 – 1626) “a teologia deixaria de ser a forma norteadora do pensamento”. O Teocentrismo medieval (Deus está no centro) e dava lugar ao Racionalismo (predomínio da razão).
O emprego sistemático da razão, do livre exame da realidade – os chamados racionalistas -, procurou libertar o conhecimento do controle teológico, da tradição, da “revelação”.
Os iluministas atacarem com veemência os fundamentos da sociedade feudal negando-a. Concebiam o indivíduo como dotado de razão, possuindo uma perfeição inata e destinado à liberdade e à igualdade social.
Essa ‘nova’ forma de pensar, fruto das novas maneiras de produzir e viver contribuía para das novasinterpretações.
Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? A profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em "problema", em "objeto" que deveria ser investigado.  Assim sociólogos passaram a buscar um estado de equilíbrio na nova sociedade, e para isso seria necessário, segundo eles, conhecer as leis que regem os fatos sociais, instituindo, portanto uma ciência da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário